SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Páginas: 207-209


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

DOAR, UM ATO DE AMOR

           Doar, pequena palavra de tão grande alcance. Os que anseiam em ver as cores da vida dependem da doação de córneas para o transplante, técnica cirúrgica disseminada por todo o mundo e há muitos anos exercida no Ceará.
     Em 1976, nascia em Fortaleza, por iniciativa da Sociedade de Assistência aos Cegos, o Banco de Olhos, encontrando apoio do Lion’s Clube, do Rotary, e da imprensa e de outras instituições para uma jornada de conscientização sobre a doação de córneas. "Doar é um ato de Amor" sinalizava uma das campanhas, num esforço de convencimento à população.
     Comprovada clinicamente a morte da pessoa, os médicos dispõem de um período que oscila entre quatro e seis horas para a retirada das córneas em condições do rigoroso aproveitamento. Armazenadas em um líquido especial, o likorol, devem ser transplantadas algumas horas após. Os beneficiários são escolhidos de acordo com uma lista de inscrição, obedecida a ordem de antiguidade. Porém, há uma exceção: aqueles deficientes que conseguem particularmente a doação adquirem o direito de se antecipar à relação.
     As campanhas em prol das doações alcançaram ressonância no seio do povo fortalezense. Cerca de duas mil pessoas inscreveram seus nomes como doadores, autorizando a extração de suas córneas após a morte. Todavia, surge ainda outra dificuldade: a família. Nem sempre os familiares concordam com a retirada dos órgãos de seus entes falecidos, achando que o corpo sofrerá mutilações. Muitos cegos perdem a chance de voltar a enxergar em razão dessa desinformação. Porque, segundo esclarecem os médicos, a retirada das córneas não deixa qualquer vestígio, em razão da moderna técnica cirúrgica empregada.      

NENHUMA RESTRIÇÃO

     Além de não prevalecer a idéia de que o corpo do doador sofre mutilação com o aproveitamento das córneas, outras objeções que as famílias às vezes apresentam não se amparam em qualquer motivo verdadeiro. Assim, o argumento religioso não procede, porquanto todas as religiões entendem as doações como um ato de solidariedade e amor ao próximo, uma maneira de servir a Deus. Não existe também qualquer legislação no País impeditiva desse gesto, aliás voluntário, porquanto as leis brasileiras também não determinam a sua obrigatoriedade. Outro argumento insustentável está na idade do doador. Jovem ou idoso, qualquer um pode doar suas córneas. Há restrições, contudo, a pessoas que hajam morrido de moléstias infecto-contagiosas (Aids, tuberculose, virose não identificada, etc), como também por causa de câncer.
     Esclareça-se ainda que qualquer pessoa, mesmo que use óculos, tenha miopia, astigmatismo, catarata ou outra doença visual, pode perfeitamente se tornar doadora.
     O empenho do Banco de Olhos do Ceará, através da Sociedade de Assistência aos Cegos e do seu Instituto, centra-se no trabalho de conscientização familiar para que acate a vontade do seu parente desaparecido ou, no caso de não haver essa manifestação por parte do doador, tome a iniciativa de autorizar a extração das córneas do morto.
     Nesse trabalho de conscientização foi fundamental a atuação do Sr. Aroldo Monteiro, que idealizou e implantou a prática de reuniões semanais, onde conseguia juntar familiares dos doadores e dos transplantados com a finalidade de desassociar o ato da doação da imagem da morte. Bem ao contrário, enfatizava Aroldo nesses encontros, "quem fala em doação não deve falar de morte e sim de continuação da vida". Por muitos anos, através de palestras em colégios, associações de bairro, igrejas, emissoras de rádio e jornais, pela televisão, esse emérito colaborador da SAC e do seu Banco de Olhos conseguiu aumentar substancialmente o número de doações.
     Os cegos do Ceará guardam este nome no coração: Aroldo Monteiro.

PLANTÃO PERMANENTE

     De acordo com a legislação em vigor, o Banco de Olhos do Ceará integra-se à Central de Captação de Órgãos do Estado do Ceará, que coordena o recebimento e destinação de órgãos doados. No Hospital Alberto Baquit Júnior, do Instituto dos Cegos, uma equipe médica é mantida em plantão permanente, responsabilizando-se pela retirada das córneas, dentro dos prazos médicos necessários, e pela realização das cirurgias de transplantes.      

ESTATÍSTICAS

     Números registrados entre 1996 a 2001, indicam que houve cerca de 700 (setecentas) doações, proporcionando o transplante de 495 córneas, com resultados bastante satisfatórios, sendo reduzidos os percentuais de rejeição. A fila de candidatos à doação é, porém, muito grande, superando a casa dos 1000, dos quais a metade reclama urgência na cirurgia. Eis por que a sociedade tem de entender a importância desse comportamento, ampliando as estatísticas de doadores e, conseqüentemente, de transplantados, seres humanos que voltarão a ter a alegria indescritível de voltar a ver a luz.      

NO IJF

     Uma das providências da SAC, objetivando aumentar as doações, foi a assinatura de um convênio com o Instituto José Frota-IJF, da Prefeitura de Fortaleza, para a manutenção ali de uma sala para uma equipe de assistentes sociais encarregadas do convencimento e orientação das famílias de pessoas que são vítimas fatais de acidentes a procederem à doação das córneas das mesmas.      

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC