SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Páginas: 213-216


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

CAPÍTULO X

RESIDÊNCIA MÉDICA  

     Na mesma trilha seguida para a implantação de um curso próprio de formação de professores especializados em educação de cegos, a SAC optou também pela formacão de especialistas em oftalmologia. Assim, como produto dessa pertinácia e visando à melhoria constante de seus programas, surgiu a sua Residência Médica para proporcionar aos futuros profissionais uma capacitação de alto nível para o exercício da medicina oftalmológica.
     Os residentes da Sociedade atuam em direta consonância com a equipe multidisciplinar que tem a incumbência de acompanhar todos os passos do assistido desde o seu ingresso no Instituto. O oftalmologista é peça basilar desse grupo de profissionais, daí resultando a necessidade de uma Residência Médica voltada particularmente para o processo de prevenção da cegueira, meta principal da SAC através de todos os segmentos da sua estrutura.
     A Residência Médica representa uma das maiores conquistas da Sociedade na sua área de saúde, constituindo-se presentemente num centro de excelência na geração de conhecimentos e formação de médicos oftalmologistas.
     Sob a coordenação dos Drs. Fernando Queiroz Monte, no reconhecimento do MEC, e Marineusa Rocha Memória, no reconhceimento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a Residência Médica da SAC ganhou o reconhecimento do Ministério da Educação e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estando assim respaldada para propiciar aos seus internos o grau de especialização exigido para o exercício de sua atividade médica. Aliás, - deve-se assinalar – é a única da região Norte/Nordeste, não pertencente ao setor público, com esse reconhecimento dos órgãos oficiais.
     Todo o arsenal tecnológico da SAC está disponível à formação desses oftalmologistas especiais.
     Além do trabalho de rotina, clínico e cirúrgico, a Residência Médica presta serviços adicionais na área de prevenção da cegueira, incluindo plantões no Banco de Olhos do Ceará.
     Com este mecanismo, a Sociedade de Assistência aos Cegos integra-se, destacadamente, aos órgãos que se dedicam, a nível nacional, ao aprimoramento das práticas médicas mais modernas no campo da oftalmologia.
     A Residência Médica da SAC mantém permanentemente 4(quatro) residentes, sendo 2(dois) R-1 e 2(dois) R-2. Sem favor, constitui-se num centro de excelência na geração de conhecimentos e na formação de médicos oftalmologistas.

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC