RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2005


Anterior Próxima
Um trabalho feito de Coração!

Relatório de Atividades 2005 - 63 anos

Relatório de Atividades 2005 - Dr. Francisco Waldo Pessoa de Almeida - Presidente
Dr. Francisco Waldo Pessoa de Almeida
Presidente

      Este é o Relatório de Atividades da Sociedade de Assistência aos Cegos em 2005. Não obstante ao bom desempenho da economia vencemos um ano difícil para adaptar o nosso projeto de auto-sustentação, oriundo dos procedimentos médicos realizados pela Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit e pelo Hospital Alberto Baquit Júnior às constantes reduções das cotas de atendimento de nossa principal fonte de recursos que é o Sistema Único de Saúde.
      Para isso, foi fundamental o empenho de todos os que fazem a SAC na contrapartida da prestação de serviços nas áreas de prevenção, educação, assistência social, saúde e profissionalização das pessoas portadoras de deficiência visual.
      De outro lado, temos assistido o aumento da cegueira em adultos e, principalmente, em crianças nascidas em gestações complicadas que não estão indo a óbito, mas sobrevivem com polideficiências e necessitam de acompanhamento médico especializado.
      A transmissão dos conhecimentos que adquirimos, ao longo de mais de 63 anos de existência, se materializa na Residência Médica desta entidade, reconhecida pelo MEC e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Mas esse processo está se tornando também um fardo muito difícil de carregar com a constante diminuição das cotas do SUS.
      Olhando para o futuro, é certo que encontraremos muitos desafios a serem vencidos no caminho para alcançar os nossos objetivos. Mas na nossa instituição vivemos um suceder ininterrupto de sonhos, dificuldades, oportunidades, garra e muito amor pela causa das pessoas portadoras de deficiência visual no Ceará. E sempre procuramos dar o melhor de nós, com orgulho de ser SAC.
      Os ingredientes que usamos para superar obstáculos é partilhar carinho, abrigo, disciplina e uma oportunidade de vida, pois é aqui onde essas pessoas especiais encontram um sentido para suas vidas.
      Este é um trabalho feito de coração!

Anterior Próxima

Volta página principal Maiores informações:
Volta página menu dos relatórios envie Mail para Webmaster da SAC