SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Página: 165


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

A IMPRENSA BRAILLE

     Dentre os muitos obstáculos ao exercício do ensino especial de cegos não poderia deixar de ser citada a carência de material em Braille destinado à leitura dos alunos. Durante largo período, a escola da SAC tinha que contentar-se com os livros, revistas e outros impressos em Braille fornecidos pela Fundação Nacional do Livro para Cegos, ou do Instituto Benjamin Constant. O transporte às vezes tardava, e os prejuízos se faziam notar na normalidade dos cursos.
     Ninguém ignora que o sistema Braille é a grande ferramenta para a leitura e a escrita do deficiente visual. As dificuldades decorrentes desse carecimento, longe de gerar desânimo, levaram os dirigentes da Sociedade a conceber a implantação de uma gráfica sua, com a aquisição de uma impressora com capacidade de imprimir 1000 páginas em Braille por hora (frente e verso), bem assim uma impressora de mesa. Com tais equipamentos, de elevado custo, estaria à disposição do alunado do Instituto farto material para seus estudos. Mais uma arrojada iniciativa da SAC nos moldes de quantas outras, ao correr dos anos, levou a cabo com determinação e entusiasmo.
     A Imprensa Braille da SAC recebeu a denominação de Rosa Baquit, num gesto de reconhecimento à prestimosa colaboração do empresário Alberto Baquit à entidade, procedendo-se a essa homenagem à sua genitora.
     Da Imprensa Braille Rosa Baquit sai toda a produção didática e paradidática que abastece o Instituto, atendendo também aos demais assistidos da entidade e prestando assinalados serviços a toda a comunidade cega do Ceará.      

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC