SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Páginas: 166-167


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

"BIBLIOTECA BRAILLE
JOSÉLIA ALMEIDA"

     Ler, penetrar na bela profundidade da Literatura, é outra porta que se abre ao cego para conquistar uma posição no mundo. A Biblioteca Braille do Instituto dos Cegos reúne farto material em livros, ensejando ao deficiente visual conhecer obras de importantes autores nacionais e estrangeiros. A SAC estimula seus alunos e assistidos ao prazer da boa leitura.
     Também na Biblioteca Josélia Almeida alunos do pré-escolar e da alfabetização encontram na narração de histórias clássicas e do folclore brasileiro o estímulo necessário ao despertar do imaginário infantil, trabalhando com a criatividade e a sensibilidade para facilitar o domínio do conhecimento.
     Os principais jornais da cidade e algumas revistas, com textos passados para o Braille, estão disponibilizados aos freqüentadores da biblioteca da SAC.
     Ao batizar a Biblioteca do Instituto com o nome de Josélia Sá e Almeida, a SAC rende o preito de seu reconhecimento à atual Presidente, que, desde quando se integrou à entidade, tem contribuido com seu dinamismo, sua visão administrativa e desmedida abnegação para os resultados altamente favoráveis obtidos nas últimas décadas. Em especial, registre-se o impulso que Josélia Almeida deu à escola, a partir da sua firme e histórica decisão de formar sua própria equipe de professores, desvinculando o corpo docente do Instituto definitivamente das áreas públicas municipais e estaduais.   

CONTAS DE LUZ

     Exemplo significativo da importância da Imprensa Braille vamos encontrar na elaboração das contas de luz no alfabeto próprio para os demais deficientes visuais. As faturas vêm da empresa fornecedora de energia, no caso a COELCE, em caracteres normais, sendo o disquete a seguir passado para o Braille.
     É um serviço público de extraordinário valor, único em todo o País, produzido a partir do entrosamento entre o sistema de Informática do Instituto e sua Imprensa Braille.      

AFIRMAÇÃO

     Todos os dias, manhã cedo, os alunos e assistidos do Instituto e da Sociedade de Assistência aos Cegos têm ao seu dispor as edições dos dois principais órgãos da imprensa cearense, "O Povo" e o "Diário do Nordeste". É um trabalho de editoração, selecionadas as matérias de maior importância do noticiário em geral, seja político, econômico, esportivo, policial, artigos e colunas de maior destaque. O universo vinculado à SAC e ao seu Instituto pode, portanto, ficar inteiramente informado de tudo o que ocorre na cidade de Fortaleza, no Ceará, no Brasil e no mundo, sendo pessoas perfeitamente atualizadas.
     Isto não impede a normal confecção dos livros indispensáveis às diversas séries da Escola, cadernos especiais e outros tipos de impressos.
     Assinale-se ainda, que os alunos com visão subnormal também têm seus impressos formatados em caracteres ampliados e adaptados ao seu limite visual.
     O mais importante desse extraordinário trabalho é que, no seu quado funcional, vamos encontrar lotada uma jovem cega, responsável pela impressão, revisão e encadernamento dos textos produzidos. Sua produção apresenta qualidade de alto nível, denotando a sua eficiência e grande potencial que possui uma pessoa portadora de tão grave carência.
     A Imprensa Rosa Baquit alcançou um índice tal de modernidade e capacitação que a Sociedade de Assistência aos Cegos já firmou convênios com outras instituições de vários Estados do País, dedicadas ao ensino de pessoas cegas, para fornecimento de livros e outros impressos em Braille. No Nordeste, a Gráfica SAC/Instituto integra-se a um reduzido e seleto grupo desse setor industrial, reunindo, em torno do seu avançado maquinário, uma equipe de excelentes profissionais que aprimoram sempre a qualidade do produto ali confeccionado.
     Este é mais um capítulo da vitoriosa trajetória da sexagenária instituição cearense, dentro de seu projeto global de lutar sem descanso pela afirmação dos deficientes visuais.  

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC