SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
Páginas: 21-24


Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

SYLVIO LEAL, MONUMENTO
VIVO DE UM IDEAL

Sylvio Leal
Sylvio Leal

     Sylvio Leal, o filho mais novo do desem­bargador Cláudio Idel­burque Carneiro Leal e D. Hermelina Menescal Leal, estava apenas com 22 anos quando recebeu o diploma de médico na tradicional Faculdade de Medicina da Bahia. Tinha, contudo, a certeza do que desejava fazer na sua carreira: oftalmologia. O pai magistrado não regateou apoio ao projeto do jovem filho, que desejava especializar-se nos Estados Unidos. Ali, matriculou-se na famosa Clínica Mayo, de Rochester, uma das mais prestigiosas do mundo. Quando retornou a Fortaleza, foi fazer companhia ao irmão mais velho e também especialista em olhos, Ciro Leal (já falecido). Era 1939. Com este respaldo profissional, o Dr. Sylvio Carneiro Leal foi nomeado médico do Estado, lotado no Centro de Saúde que por longos anos funcionou na Praça José de Alencar, ao lado do teatro.

     Tempos de guerra, e o jovem médico teve que prestar serviços ao Exército Brasileiro. Durante os anos de 1943 a 1945, período intenso do grande conflito mundial, Sylvio atendeu no Hospital Militar de Fortaleza como 2º tenente médico.

     Naquele mesmo ano de 39, não obstante suas obrigações militares, passou a dar assistência gratuita aos indigentes que procuravam a velha Santa Casa de Misericórdia, trabalhando ao lado de Hélio Góes Ferreira. Foi dessa aproximação que nasceu a oportunidade de participar da idéia concebida por Hélio de dotar Fortaleza de uma sociedade destinada a assistir aos cegos. Sylvio Leal, então com apenas 27 anos de idade, e já projetado como oftalmologista em Fortaleza, tornou-se um dos fundadores da Sociedade de Assistência aos Cegos. Hoje, aos 87 anos, é um dos três remanescentes daquele valoroso grupo que, em 1942, assinou a ata de fundação da entidade.

     Lúcido e feliz, cercado do carinho diário de sua numerosa prole (10 filhos, sendo 5 homens e 5 mulheres) nascidos de seu casamento com D. Edith Ferreira Leal, de histórica família da serra de Guaramiranga, Sylvio Leal acompanha com entusiasmo o vitorioso percurso da Casa que ajudou a criar há sessenta anos passados.

     Pela expressão de nomes como o de Sylvio Leal, percebe-se o porquê da trajetória gloriosa da SAC. A ele, e aos pioneiros de jornada, deve a entidade, com toda certeza, o sucesso obtido.

     Sylvio Leal tornou-se ao longo dos anos uma das mais respeitáveis referências da Medicina Oftalmológica do Ceará e do Nordeste. Marcou sua carreira profissional em algumas expressivas posições, como a Presidência do Centro Médico Cearense, onde procedeu a importantes reformas e melhoramentos, dando maior pujança à classe médica há algumas décadas passadas. Foi ainda médico da antiga Escola Técnica Federal do Ceará hoje Centro de Educação Técnica do Ceará, incluindo também em seu currículo a elevada função de Secretário Municipal de Saúde durante a administração de Paulo Cabral de Araújo, em princípios dos anos 50.

     Na SAC, ao lado de Hélio Góes, colaborou como otorrinolaringologista até 1975. Ainda clinicou em consultório particular e na Escola Técnica até 1981, quando se aposentou.

     Homem de largo conceito e estima na sociedade cearense, Sylvio Carneiro Leal é um cidadão realizado, que se ufana de haver contribuído para dar ao povo cearense esta grandiosa instituição médico-beneficente que é a SAC.

     Em seu lar, recebe todos os dias a afetuosa visita filial, sendo que, aos domingos, todos os 10, sem exceção, almoçam em companhia do venerando pai.

     Esta figura extraordinária de médico e cidadão, que acompanhou do nascedouro aos nossos dias a caminhada da sua querida Sociedade de Assistência aos Cegos, é ao lado de Arquimedes Bruno e de Magdaleno Girão Barroso, um monumento vivo em homenagem a todos aqueles que, em 1942, se reuniram ao sopro do ideal da solidariedade humana para fincar as raízes desta entidade de tão assinalados serviços ao povo de nossa terra. Sylvio é o monumento a esse ideal.

Volta para a capa do livro Sumário Página anterior Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

envie Mail para Webmaster da SAC